Quero abrir minha empresa: quais são os tipos?

Para você que deseja colocar seus planos em prática, já falamos aqui no blog sobre os tipos de regimes tributários para empresas. Leia: www.innovareconsultoria.com/2018/05/28/regimes-tributarios/

Agora, vamos falar sobre os tipos de empresa, para que você saiba o mais adequado para a atividade que deseja exercer e entender como isso pode influenciar nos direitos, deveres e na administração do seu negócio.

 

TIPOS DE EMPRESAS

  • Sociedade Empresária Limitada (Ltda.): esse tipo de empresa é ideal para o negócio que tem dois ou mais sócios. Todos os sócios são responsáveis pela parte financeira e administrativa da empresa, conforme o capital social que aplicaram – destacando que os patrimônios de pessoa jurídica e pessoas físicas são legalmente separados. As decisões pela empresa poderão ser tomadas por apenas um sócio ou em conjunto, dependendo do que for estabelecido na cláusula de exercício da administração.

 

  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli): diferente da Limitada, a Eireli necessita de um capital mínimo de 100 salários mínimos, 100% integralizado na abertura. Ainda, é formada por apenas um sócio que toma todas as decisões, tem patrimônio separado da empresa, responde financeiramente por ela até o limite do capital social e usa um nome empresarial.

 

  • Empresa Individual: neste tipo, o empresário não é sócio e sim, proprietário. O nome empresarial deve ser o mesmo do empresário, podendo escolher também um nome fantasia. O proprietário responde 100% pelo negócio, podendo ter seu patrimônio pessoal tomado para cobrir dívidas empresariais

 

 

  • Sociedade Simples (SS): é semelhante à Sociedade Limitada, porém possui uma diferente finalidade, sendo uma empresa que une prestadores de serviços para atividades intelectuais, técnicas e científicas. Exemplo: advogados e arquitetos.

 

  • Sociedade Anônima (SA): é para aquele empreendimento que apresenta o capital social dividido em ações. A SA se divide em dois subtipos: de capital aberto, que vende ações na bolsa de valores ao público geral por intermediação de instituições financeiras; e de capital fechado, que tem o capital dividido em ações internamente entre os sócios e outros interessados ou convidados.

Deixe um comentário

treze + 11 =