Como é o cenário do Empreendedorismo Feminino no Brasil?

empreendedorismo-feminino-innovare

Estimular o empreendedorismo feminino é um dos fatores mais importantes nas discussões sobre igualdade de gênero e o desenvolvimento de um mercado de trabalho sustentável. Empreender no Brasil não é fácil para ninguém e, por uma questão social e histórica, as mulheres ainda encontram barreiras como a desigualdade salarial ao tentarem ocupar cargos de liderança.

Em 2018, um levantamento do IBGE apontou que os homens donos de negócio receberam um rendimento médio de R$ 2.344,00, enquanto que as mulheres na mesma posição hierárquica ficaram na média de R$ 1.831,00 de rendimentos.

Mais do que lucro financeiro, o empreendedorismo feminino é responsável por empoderar, dar mais visibilidade e espaço para as mulheres, um verdadeiro instrumento de transformação social.

Segundo uma pesquisa feita pelo SEBRAE, os principais motivos para que as mulheres queiram empreender é a busca por uma nova fonte de renda e a necessidade de se ter independência financeira.

Qual o impacto do empreendedorismo feminino no mercado?

A presença das mulheres em cargos de liderança no mercado de trabalho e como donas de seus próprios negócios garante um mercado com mais diversidade e diferentes pontos de vista.

Felizmente o cenário atual está se transformando, porém, ainda dá passos lentos em direção ao desenvolvimento ao empreendedorismo feminino e do cenário ideal.

Os exemplos de mulheres que empreendem são incríveis, mas ainda é preciso trabalhar desde a infância na educação de meninas para que elas estejam motivadas a tomarem a frente de seus negócios no futuro.

Como ser uma empreendedora de sucesso?

A primeira atitude a ser tomada é focar naquilo em que você é boa em fazer. Empreender é uma tarefa difícil e não uma boa ideia perder tempo com projetos nos quais você não tem conhecimento ou empatia. Acreditar na sua ideia faz toda a diferença no caminho do empreendedorismo.

Ah! Não se preocupe em falhar! As chances de alguém acertar num primeiro empreendimento são poucas. Falhar faz parte deste processo e infelizmente não é algo bem visto numa cultura como a do Brasil, porém é preciso que você tenha isso em mente: persistência, talento e até mesmo as falhas vão deixar você mais próxima do sucesso.

Deixe um comentário

14 + 9 =