Gerencie seu tempo de forma eficaz

Um dos maiores desafios da gestão moderna é o gerenciamento de tempo, em uma rotina com acúmulo de tarefas, e-mails e telefonemas que sobrecarregam gestores e colaboradores.

O mundo corporativo anda cada vez mais acelerado e é comum vermos pessoas assumindo projetos e atividades de forma simultânea, com dificuldades em atender aos prazos e, por consequência, gerando insatisfações com os clientes.

Nesse cenário estressante, líderes e colaboradores ficam sobrecarregados e desmotivados. E como mudar essa perspectiva? GERENCIANDO O TEMPO DE FORMA EFICAZ!

  1. Planeje

A melhor forma de ter um bom gerenciamento de tempo é através de um bom planejamento das suas atividades. Avalie o que precisa ser feito, defina uma ordem de execução e sempre reserve um espaço para imprevistos, em qualquer tarefa.

  1. Evite retrabalhos

Evite fazer as atividades às pressas, pois isso gera mais falhas e consequentemente, gera mais tempo para realizar correções. Retrabalhos geram custos, tempo adicional e estresse, portanto, fique atento.

  1. Tenha um checklist

Com uma lista de verificações, é possível ter uma visão geral de todas as tarefas e assim atuar conforme as prioridades estabelecidas.

  1. Tenha lembretes

Utilize lembretes com frequência e procure sempre organizar seus compromissos e atividades. Com isso, você consegue cumprir suas tarefas no tempo programado.

  1. Defina prioridades

Sempre defina as prioridades do seu dia ou de algum projeto. Quando você se concentra nas prioridades, é possível evitar que ações menos importantes tornem-se urgentes.

  1. Saiba delegar atividades

Busque distribuir corretamente as tarefas para obter melhor proveito do tempo. Para essas decisões, questione-se: “A quem irei delegar essa atividade?”, “Há necessidade de aprendizagem ou supervisão para a execução da tarefa?”.

  1. Otimize suas atividades

Identifique atividades que possam ser otimizadas e busque maneiras e recursos para desempenhar tal tarefa com boa qualidade e menor tempo. Hoje em dia quase tudo pode ser automatizado, graças a ferramentas e sistemas desenvolvidos especialmente para deixar o dia a dia mais fácil.

  1. Transforme o tempo em seu aliado

Com um bom gerenciamento de tempo, a empresa otimiza os recursos utilizados e maximiza o resultado geral dos negócios. Além disso, um gerenciamento adequado motiva todos os envolvidos nos processos, sejam colaboradores, gestores ou clientes.

Deixe um comentário

dezessete + dezesseis =