Orçamento Financeiro Anual: dicas para fazer o da sua empresa.

O orçamento financeiro (ou orçamento empresarial) é uma importante ferramenta de gestão financeira que deve ser realizado ao final de cada ano dentro das empresas.

Esse documento vai auxiliar a sua empresa a tomar decisões importantes referente à receita e despesas dentro de um período de 1 ano, podendo variar dependendo do tipo de negócio.

Veja abaixo algumas dicas importantes para não errar na hora de fazer o seu orçamento financeiro anual.

1. Diagnóstico geral da empresa

Antes de planejar o futuro, é preciso ter situação financeira atual da sua empresa bem esclarecida. Faça uma lista de pontos dos pontos que sejam oportunidades reais, bem como das limitações que o seu seu negócio possa ter.

O ideal é que seja analisado o período correspondente a pelo menos o último ano.

2. Definição de metas e objetivos

Após avaliar a sua empresa na etapa anterior, você deve estar por dentro das capacidades reais que a sua empresa possui para passar pelo próximo ano. É fundamental ter essa visão ampla, pois metas e objetivos devem estar de acordo com a realidade financeira do negócio.

Sendo assim, investimentos ou eventuais corte de gastos serão muito mais assertivos e coerentes com o seu Plano de Negócios.

3. Escolha das ferramentas de gestão

“Fiz uma levantamento de informação, mas onde devo colocá-las?”

Algumas empresas optam por um software de gestão financeira, mas antes de contratar ferramentas caras robusta, procure saber se a quantidade de dados e o tamanho da sua empresa necessitam desse tipo de recurso.

A maioria dos Micro e Pequenos Empresários encontram no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e em planilhas de orçamento uma solução muito eficaz para o seu orçamento financeiro anual.

4. Projeção para o período

Baseado nas informações reunidas, monte um documento onde estejam especificadas: capital de giro, receitas, despesas, gastos equipamentos e ferramentas, além de uma projeção para o crescimento empresarial.

Também é importante projetar cenários diferentes para implementar ações com maior assertividade, considerando estratégias aplicáveis tanto para cenário financeiro positivo, quanto para negativo.

5. Acompanhe os resultados

Não deixe de monitorar como cada uma das decisões tomadas ao longo do próximo ano está (ou não) seguindo o seu orçamento financeiro. Apenas com o acompanhamento em tempo real é possível identificar falhas e mudar de estratégias antes que problemas financeiros graves atinjam o seu negócio.

Gostou das nossas dicas sobre orçamento financeiro anual?

Não esqueça que você pode entrar em contato conosco caso esteja encontrando alguma dificuldade neste processo. O importante é não deixar para a última e correr o risco de passar por uma ano de dificuldades financeiras dentro da sua empresa.

Deixe um comentário

2 × dois =